Laboratório de Otimização Florestal

Coordenação: Prof. Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça

As pesquisas relacionadas a Otimização Florestal são desenvolvidas desde o ano de 2002, juntamente ao Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal. No ano de 2020, houve o desmembramento desta linha de pesquisa e oficialmente criado o laboratório de Otimização Florestal, estando vinculado institucionalmente ao DCFM/CCAE/UFES, servindo de apoio a disciplinas de Graduação (Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira) e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais).

Ambiente: 45 metros quadrados.

Áreas de atuação:
- Metaheuristicas, como simulated anneling e algoritmo genético, para soluções de planejamento florestal;
-Planejamento da exploração em florestas nativas da Amazônia, como infraestruturas de trilhas, estradas e pátios;
- Modelagem matemática para transporte de máquinas em florestas de produção;
- Traçamento ótimo de fustes para obtenção de sortimentos florestais;
- Alocação de equipes para combate a incêndios florestais;
- Desenvolvimento de softwares de Otimização Florestal.

Equipamentos: Três computadores (Processador Intel (R) Xeon CPU ES -2630 V3 @ 2.40GHz, 2401 Mhz, 8 Núcleos, 16 Processadores Lógicos, Memória Física (RAM) Instalada 32.0 GB, Tamanho do Disco 1 Terabyte); softwares como o Matlab, Remsoft, R, QGis e Python; três mesas com capacidade para 6 estudantes e biblioteca específica de temas como transporte florestal, planejamento florestal, pesquisa operacional e técnicas de inteligência artificial.

Página do laboratório: https://www.labmmfufes.com

Última atualização: ago./2020.