Concurso público para professor na UFES

Foi publicado um novo edital de concurso público para Professor do Magistério Superior na UFES, em diversas áreas. Uma das vagas será para o DCFM/UFES (Jerônimo Monteiro), na área de Energia de Biomassa Florestal. Período de inscrições: 25 de outubro a 23 de novembro de 2017. Para maiores informações, consulte o edital.

DCFM/CCAE/UFES divulga resultado feito pela CGI/PROGEP/UFES sobre os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Edital nº 78/2017

Workshop: As Florestas e as Mudanças Climáticas

O Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM) realizou no dia 7 de novembro de 2017, o Workshop sobre “As Florestas e as Mudanças Climáticas”, tendo como foco os Incêndios Florestais. Veja a matéria na íntegra.

Palestra sobre oratória na UFES

No dia 24 de outubro de 2017, no auditório do Prédio Administrativo da Universidade Federal do Espirito Santo, Campus Alegre, o CREA Jr, núcleo Alegre(ES), realizou uma palestra com o tema “Oratória”.

Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) comunica que estão abertas as inscrições no processo seletivo, até o dia 06/10/2017, para os cursos de mestrado e doutorado, regido pelo Edital nº 01/2017, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018. Para mais informações, consulte o site do PPGCFL e veja  o Edital.

Relatório Atlas da Mata Atlântica 2017

A Fundação SOS Mata Atlântica e o INPE divulgaram os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, estudo que monitora o bioma há 31 anos. Infelizmente, foi registrado o maior desmatamento da Mata Atlântica em 10 anos. Foram destruídos 290 km2 de florestas entre 2015 e 2016, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior. Para mais informações, consulte o site da Fundação SOS Mata Atlântica.

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira sedia curso sobre construção e manutenção de estradas rurais

Ocorreu no dia 12/05/2017, no DCFM, o primeiro de uma série de cursos sobre Construção e Manutenção de Estradas Rurais. A Coordenação foi da Associação dos Engº. Florestais do Espírito Santo (AEFES), em parceria com o DCFM.

Dia de campo sobre educação ambiental e reflorestamento II

Foi realizado quinta-feira (04/05/2017) outro dia de campo sobre reflorestamento, desta vez na localidade de Gironda. Esta foi uma das atividades da disciplina de Extensão Florestal, lecionada pelo prof. Rafael M. Callegaro no curso de Eng. Florestal da UFES.

Dia de campo sobre educação ambiental e reflorestamento I

Foi realizado sábado (08/04/2017) um dia de campo sobre educação ambiental e reflorestamento de encostas e entorno de nascentes, na localidade de Panamá, município de Jerônimo Monteiro, a partir de uma iniciativa da PMJM, INCAPER e DCFM/UFES.

Dia de campo sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal

Foi realizado em 28/03/2017 o Dia de Campo sobre “Produção Sustentável de Carvão Vegetal”, sendo o mesmo oferecido pelo DCFM/CCAE/UFES, como parte do projeto de pesquisa junto à FAPES da professora Marina Donária Chaves Arantes.

Subscrever Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira RSS