Viveiro Florestal Universitário

Responsável: Profª. Drª. Elzimar de Oliveira Gonçalves

O que é um viveiro?

Os viveiros correspondem a uma área específica de terreno onde são concentradas todas as atividades de produção, manutenção e seleção das mudas, até o momento de as mesmas serem levadas para o plantio definitivo no campo e dessa forma, sobreviverem as condições adversas encontradas e apresentarem um desempenho satisfatório.

Importância

Atender às atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, em especial para o curso de graduação em Engenharia Florestal e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, ao nível de mestrado e doutorado, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira - CCAE / UFES.

Objetivos

• Servir de laboratório para aulas práticas da disciplina de viveiros florestais e silvicultura clonal;
• Permitir a realização de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação na área de propagação de plantas, abordando: propagação sexuada e assexuada, qualidade de mudas, substratos para produção de mudas, recipientes para produção de mudas; fertilização de mudas; ciclo de produção de mudas;
• Possibilitar a produção de mudas de espécies florestais diversas, inseridas dentro de projetos de extensão ou desenvolvimento;
• Servir de apoio para cursos de treinamento na área de produção de mudas;
• Proporcionar treinamento de estudantes nas atividades pertinentes a um viveiro, sob a forma de atividades extracurriculares.

Estrutura

O Viveiro Florestal Universitário tem capacidade aproximada para a produção de 80 mil mudas de espécies florestais nativas, ou 300 mil mudas de espécies comerciais a exemplo do eucalipto e pinus, com possibilidade de expansão futura.
O mesmo está numa área de 10.000 m² e possui uma casa de vegetação com câmara de nebulização intermitente, uma casa de sombra, ambas com aproximadamente 130 m², e duas áreas teladas com que abrigam 17 canteiros suspensos, além de mais 21 canteiros suspensos sob sol pleno.
Como estrutura de apoio, possui um galpão de 300 m², com banheiros diferenciados por gênero, copa, laboratório para análise de qualidade de mudas, ferramentaria, local para armazenamento de substratos, almoxarifado, local para armazenamento de fertilizantes, tubetes, bandejas e área de manuseio de material e trabalho.

Localização

Está localizado na chegada de Jerônimo Monteiro na Rodovia Alegre-Cachoeiro via BR-482, estando a 2 km de distância do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira - CCAE/UFES e a 19,6 km do Campus de Alegre da UFES.

Ficha para identificação de experimentos ou uso, no viveiro (documento anexo).

Última atualização: out./2017.