Laboratório de Química da Madeira

Coordenação: Prof. Dr. Humberto Fantuzzi Neto

O laboratório visa o atendimento à comunidade universitária da UFES, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apoia, também, a pesquisa de outras instituições de ensino e possui parcerias com empresas do setor florestal e madeireiro. Dentre os vários tipos de análises realizadas, as principais são: extração de óleos essenciais por arraste a vapor, composição da madeira química (teores de lignina solúvel e insolúvel, extrativos e pentosanas) e outros materiais como folhas e resíduos lignocelulósicos.

Ambiente: 50,0 metros quadrados.

Áreas de atuação: Química dos principais constituintes da madeira de rápido crescimento, influência do local de crescimento, tipo de manejo, tratos silviculturais e material genético nas propriedades químicas da madeira, principalmente, de eucalipto, acácia e mogno (africano e brasileiro); propriedades químicas de produtos florestais não madeireiros.

Equipamentos: Balanças de precisão, capela para extração (2), mantas aquecedoras (4), estufa, banho- maria, autoclave e espectrofotômetro.

Última atualização: jul./2020.