Laboratório de Painéis

Coordenador: Prof. Dr. Fabricio Gomes Gonçalves

O Laboratório de Painéis possui como objetivo principal a capacitação e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico dos processos de formação de painéis a base de materiais lignocelulósicos e ainda o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos adesivos naturais.

A infraestrutura disponível contribui para a formação acadêmica por meio da capacitação de alunos da pós-graduação (Ciências Florestais) e da graduação (Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira), com suporte as disciplinas de Painéis e Elementos Laminados e Painéis Reconstituídos de Madeira.

Pesquisas:

1. Utilização de lignosulfonatos como adesivos para colagem de madeira (Parceria junto à UFRRJ com apoio do CNPq);
2. Resistência de painéis aglomerados com materiais lignocelulósicos a agentes biodeterioradores;
3. Utilização de resíduos lignocelulósicos para produção de painéis reconstituídos;
4. Análise não destrutiva em painéis aglomerados;
5. Quantificação de formaldeído em painéis reconstituídos de materiais lignocelulósicos;
6. Extração de taninos condensados em cascas de eucalipto para produção de adesivos.

Equipamentos:

No espaço físico há uma série de equipamentos: Prensa pneumática elétrica com pratos aquecidos; Estufa de secagem com circulação forçada de ar; Balança de plataforma; Balança analítica; Freezer Horizontal; Medidor de pH microprocessado de bancada; Peneirador elétrico com peneiras quadradas de diversas malhas ; Encoladeira com motor elétrico dotada de sistema de controle digital de rotação; Compressor de ar e mangueiras de pressão; Aspirador de pó; Viscosímetro rotativo digital; Mantas aquecedoras.

Página do laboratório: http://woodtechnology.webnode.com.br