Laboratório de Painéis

Coordenação: Prof. Dr. Fabricio Gomes Gonçalves

O Laboratório de Painéis possui como objetivo principal a capacitação e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico dos processos de formação de painéis a base de materiais lignocelulósicos e ainda o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos adesivos naturais.
A infraestrutura disponível contribui para a formação acadêmica por meio da capacitação de alunos da pós-graduação (Ciências Florestais) e da graduação (Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira), com suporte as disciplinas de Painéis e Elementos Laminados e Painéis Reconstituídos de Madeira.

Ambiente: 87,6 metros quadrados.

Áreas de atuação: Painéis de madeira: Aglomerados (partículas e OSB) e Compensados; Colagem de madeiras sólidas, Adesão e Adesivos.

Equipamentos: Prensa pneumática elétrica com pratos aquecidos; Prensa manual de uma tonelada; Estufa de secagem com circulação de piso; Estufa de secagem e esterelização de bancada; Balança analítica; Freezer Horizontal; Medidor de pH microprocessado de bancada; Peneirador elétrico com vários jogos de peneiras quadradas; Encoladeira com motor elétrico dotada de sistema de controle digital de rotação; Compressor de ar e mangueiras de pressão; Viscosímetro rotativo digital; Mantas aquecedoras; Aspirador de pó; Espectrofotômetro; Perforator: analisador de formaldeído em painéis; Autoclave vertical; Gerador de partícula de madeira; Determinador de tempo de gel em adesivos; Mesa agitadora; Bomba de vácuo; Densitômetro de Raio-X para painéis aglomerados; Batedeira planetária industrial; Motossera.

Página do laboratório: http://woodtechnology.webnode.com.br

Agendamento para utilização das facilities do LABPA/UFES: https://forms.gle/ahewjZtroXcKA5r6A

Última atualização: mar./2024.