Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal

Coordenação: Prof. Dr. Gilson Fernandes da Silva

O Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal (LMMF) desenvolve atividades desde o ano de 2002, estando atualmente vinculado institucionalmente ao DCFM/CCAE/UFES, servindo de apoio em disciplinas de Graduação (Engenharia Florestal) e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais).

Ambiente: 62,7 metros quadrados.

Áreas de atuação:
- Métodos quantitativos (Análise de Regressão e Machine Learning) aplicado estimação de variáveis de interesse florestal (altura, volume, biomassa, carbono, afilamento de árvores e modelagem do crescimento e produção florestal);
- Novos equipamentos de mensuração, como os sensores laser, por exemplo, uso de drones com grande ênfase às ferramentas de fotogrametria e sensoriamento remoto no levantamento de informações úteis acerca dos recursos florestais disponíveis.

Equipamentos: para medição e análise de variáveis dendrométricas, podendo-se citar: Sutas, hipsômetros, trenas, distanciômetros, GPS, bússulas, drone, entre outros, além de computadores e softwares como o Statistica, Matlab, R, QGis, Python, Mata Nativa, CubMaster, SAD Florestal, EstatFlor e 11 computadores desktop, duas mesas com capacidade para 24 estudantes e biblioteca específica dos temas estudados no laboratório.

Telefone: (28) 3558-2540

Página do laboratório: www.labmmfufes.com