Laboratório de Manejo Florestal

Coordenador: Prof. Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça

O Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal (LMMF) desenvolve atividades desde o ano de 2002, sendo oficialmente reconhecido em setembro de 2008, de acordo com a Portaria nº. 060/2008 GD/CCAE-UFES do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo. Localiza-se no Núcleo de Estudos e Difusão de Tecnologias em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (NEDTEC) também ligado ao CCAE/UFES.

O LMMF conta com diversos equipamentos para medição e análise de variáveis dendrométricas, podendo-se citar: Sutas, hipsômetros, trenas, distanciômetros, GPS, bússulas, entre outros, além de computadores e softwares como o Mata Nativa, CubMaster, SAD Florestal, EstatFlor.

O LMMF está vinculado institucionalmente ao DCFM/CCAE/UFES, servindo de apoio as aulas das disciplinas de Graduação (Dendrometria, InventárioFlorestal, Manejo Florestal e Manejo de Florestas Inequiâneas) e Pós-Graduação (Otimização do uso de recursos florestais, Mensuração e Manejo Florestal), bem como a realização de pesquisas em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Linhas de pesquisa:

- Metaheuristicas como simulated anneling e algoritmo genético para soluções de planejamento florestal,

- Análise florística e fitossociologica de fragmentos florestais da Mata Atlântica,

- Ajuste de funções de afilamento para multiprodutos e medição de variáveis dendrométricas utilizando várias metodologias.

Página do laboratório: www.labmmfufes.com