Laboratório de Incêndios Florestais

Coordenação: Prof. Dr. Nilton Cesar Fiedler

O Laboratório de Incêndios Florestais é equipado para desenvolver eficientemente aulas práticas de disciplinas de Graduação (Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira) e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais) da UFES.
São desenvolvidas no laboratório pesquisas e atividades de campo nas mais diversas áreas como zoneamento de riscos, aplicação da geotecnologia em prevenção e combate aos incêndios florestais, monitoramento meteorológico, testes de índices de riscos de incêndios florestais, simulação de propagação do fogo, testes de eficiência de retardantes de fogo, monitoramento de risco, treinamentos em prevenção e combate a incêndios florestais, e definição de zonas prioritárias de prevenção.

Ambiente: 65,7 metros quadrados.

Equipamentos: 1 analisador de gases, 1 detector de poeiras e gases, 1 analisador de combustão, 2 aparelhos GPS, 1 mesa de simulação de incêndios florestais e queimadas controladas, 2 anemômetros, 1 estação meteorológica, 1 soprador, 1 motosserra, 10 máscaras, 1 manequim com equipamento de proteção individual, ferramentas de combate (4 pinga fogo, 4 bomba costal, 4 pulverizador costal, 20 abafadores de borracha, 20 enxadas, 20 foices, 1 mac leod, 1 pulaskis, 4 machados, 20 pás de bico, 10 pás retas, 10 rastelos, 50 botas de tamanhos diferentes, 50 perneiras, 50 capacetes . Testes com diferentes tipos de retardantes de fogo, análise de inflamabilidade de material combustível, mapeamento de riscos de incêndios em áreas protegidas e áreas de produção. Desenvolvimento em conjunto com Empresas Florestais de máquinas e equipamentos para combate eficiente e rápido. Análise da eficiência de treinamentos (métodos e modelos de capacitação). Pesquisa em otimização de brigadas, posicionamentos estratégicos e deslocamentos rápidos para o combate. Pesquisas em manejo integrado do fogo, dinâmica e espécies resistentes ao fogo. Recursos de Informática: 6 Computadores, 2 impressoras, 2 aparelhos de GPS, 1 notebook, 1 conjunto de som, 2 televisores e 1 projetor de slides (Datashow).

Última atualização: jun./2020.