Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal

Coordenador: Prof. Dr. José Eduardo Macedo Pezzopane

O Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo conta com amplo espaço para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, atendendo ao curso de graduação em Engenharia Florestal e áreas afins, além do curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFES. O laboratório também apoia o desenvolvimento de pesquisas de outras instituições de ensino.

As instalações estão em vias de serem consolidadas, mas a infra-estrutura física do laboratório reunirá um conjunto de câmaras climatizadas de alta precisão, casas de vegetação climatizadas e laboratório de ensaios hidrometeorológicos.

Estão sendo instaladas câmaras climatizadas (fitotron) que possuem controle computadorizado de temperatura e umidade do ar, disponibilidade de intensidade de fluxo de fótons e CO2, permitindo a simulação de diferentes condições climáticas.

As casas de vegetação foram construídas com placas de policarbonato, sendo compostas por duas unidades com controle climatizado. Como o laboratório ainda está em fase de consolidação, no interior das casas de vegetação estão sendo instaladas estufas de topo aberto para injeção de CO2. Com esta estrutura será possível desenvolver estudos sobre efeitos das mudanças climáticas na fisiologia e anatomia das plantas, por meio da simulação de futuras condições atmosféricas que poderão existir na Terra.

Página do laboratório: http://lmef0.webnode.com