Laboratório de Estruturas de Madeiras

Coordenador: Prof. Dr. Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho.

O Laboratório de Estruturas de Madeira (LEMAD) desenvolve atividades desde o ano de 2010 e localiza-se no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da UFES.

O LEMAD está em processo de aquisição de diversos equipamentos para ensaios em estruturas de madeira e produtos insdustrializados da madeira, podendo-se citar: Máquina Universal de Ensasios com capacidade de 300 kN para realizar ensaios mecânicos de tração e compressão; Sistema de Aquisição de Dados que possibilita a medição de deslocamentos e forças em elemntos estruturais; Pórtico de Reação para ensaios de flexão; Aparelhos para Ensaios Não Destrutivos.

O LEMAD está vinculado institucionalmente ao DCFM/CCAE/UFES, servindo de apoio as aulas práticas das disciplinas da área de Estruturas de Madeira, realização de trabalhos de conclusão de curso e realização de pesquisas ao nível de iniciação científica para os Estudantes dos Cursos de Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal.

Linhas de pesquisa:

- Estruturas de Madeira;

- Madeira Laminada Colada (MLC);

- Projetos em Estruturas;

- Construções em Madeira.