Laboratório de Estruturas de Madeiras

Coordenador: Prof. Dr. Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho

O Laboratório de Estruturas de Madeira (LEMAD) é vinculado ao Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCAE da UFES e atende aos cursos de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira e Graduação em Engenharia Florestal, e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, todos do CCAE da UFES, desde do início do funcionamento em 2010, atendendo as aulas práticas e pesquisas da graduação e pós-graduação. Esse vem contribuído para o desenvolvimento de diversos segmentos relacionados à utilização dos recursos florestais, cujas pesquisas nessa linha estão voltadas para capacitação e formação de estudantes de graduação e pós-graduação. As pesquisas nessa linha são realizadas nas áreas de Madeira Laminada Colada, Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira, Estruturas de Madeira, Projetos em Estruturas de Madeira e Construções de Madeira.

A infraestrutura disponível permite o atendimento de aulas práticas de graduação e de pós-graduação possibilitando intercâmbios institucionais com grupos de pesquisa e de segmentos privados. O LEMAD conta com diversos equipamentos para ensaios em produtos industrializados da madeira e estruturas de madeira: Sistema de aquisição de dados de 16 canais (HBM); Células de carga (HBM); Transdutores de deslocamento (HBM); Cilindro hidráulico (ENERPAC); Bombas hidráulicas manual e elétrica (ENERPAC); Aparelho para ensaios não destrutivos (ATCP); Estufa (ETHIK); Balanças (SARTORIUS e TOLEDO); Pórtico de ensaios com capacidade de 200 kN construído para ensaios de vigas de até 3 metros de vão. Como espaço físico o LEMAD conta com salão de ensaios, sala de apoio aos estudantes e sala de professor.

Última atualização: mar./2020.