Laboratório de Energia da Biomassa

Coordenador: a definir.

A instalação reúne um conjunto de equipamentos empregados na avaliação da geração de energia de diferentes biomassas, assim como para a produção e avaliação de carvão vegetal, briquetes e pellets, principalmente, ao que diz respeito à qualidade energética da madeira jovem de eucalipto, angico vermelho provenientes de plantios comerciais e materiais lignocelulósicos como bagaço de cana-de-açúcar e capim elefante. É possível, ainda, a avaliação de diversas propriedades e parâmetros empregados na determinação do potencial energético das biomassas, como umidade, teor de materiais voláteis, teor de cinzas, densidades e rendimentos gravimétricos. A equipe envolvida desenvolve os seguintes projetos de pesquisa:

Pesquisas atuais:

1. Produção de biomassa energética em diferentes espaçamentos, manejos e culturas.
2. Construção e influência do forno-fornalha para carbonização da madeira, qualidade do carvão e redução das emissões atmosféricas.
3. Efeito de diferentes composições na qualidade de pellets de bagaço de cana-de-açúcar e serragem de eucalipto para a geração de energia.
4. Qualidade da madeira e do carvão vegetal produzidos com a madeira jovem de angico vermelho (Anadenanthera peregrina).

Equipamentos:

Conta com diversos equipamentos adquiridos com recursos da empresa FIBRIA, agências de fomento FAPES e CAPES, tais como: peletizadora (ENG-MAQ Modelo 0200 de matriz plano) para a produção de pellets, briquetadeira laboratorial (LIPPEL Modelo LB-32) para a produção de briquetes; fornos muflas de até 1200ºC (Quimis Modelo Q318M24, Fornos Magnus e Jung Modelo LF2312) para a produção de carvão vegetal, determinação do teor de materiais voláteis e teor de cinzas de diversos materiais e rendimentos gravimétricos do carvão vegetal;, calorímetro ( Ika C-200) para determinação de poder calorífico superior em amostras sólidas e líquidas de materiais lignocelulósicos, balança analítica (Welmy Modelo W300 Classe III) e balanças de precisão (BEL Engieering Modelos Mark 500 Classe II, Mark 210A e L16001 Classe II), estufas verticais e de bancada (Nova Ética Modelo 420-6D; Ethik Techonology Modelo 400-9D  e Biopar Modelo S809D) com circulação de ar forçada, que permitem a avaliação da densidade básica, densidade a granel e umidade do material analisado.

Telefone: (28) 3558-2542

 

Última atualização: dez./2016.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000