Laboratório de Energia da Biomassa

Coordenador: Ananias Francisco Dias Júnior

Técnica de laboratório: Damielle Leite Figueiredo

O Laboratório de Energia da Biomassa (LEB) é vinculado ao Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM/CCAE/UFES) e ao Grupo de Pesquisa Bioenergia e Biprodutos de Base Florestal. Surgiu a partir do projeto idealizado pela Profa. Dra. Marina Donária Chaves Arantes e, ao longo de sua existência, vem contribuído para o desenvolvimento de diversos segmentos relacionados à utilização dos recursos florestais, envolvendo desde as atividades florestais básicas, até a plena utilização dos bioprodutos produzidos, atendendo aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. O LEB vem buscando o aperfeiçoamento para contribuições decisivas no âmbito de temas ligados a energia da madeira, termoquímica e pirólise, carvão vegetal e produtos correlatos, resíduos químicos florestais e práticas da gestão pela qualidade em biossistemas. O LEB procura, ainda, contribuir, de forma significativa, na formação de recursos humanos, com elevada e reconhecida competência, em suas áreas de atuação, subsidiando o desenvolvimento de práticas demandadas pelos cursos de graduação e de pós-graduação da UFES.

Atividades e linhas de pequisa:

O LEB buscar desenvolver atividades relacionadas as seguintes linhas:

• Bioenergia: Madeira, pirólise, combustão, torrefação, carvão vegetal, emissões gasosas, resíduos para energia, termoeletricidade.
• Bioprodutos: Óleos, resinas e gomas, produtos aromáticos, corantes e pigmentos, extratos em geral, líquido pirolenhoso, biochar remediador.
• Gestão pela qualidade: Controle de qualidade, controle de processo, ferramentas da qualidade, QFD, SWOT, CEP, PDCA, entre outros.

Equipamentos:

Conta com um amplo parque instrumental adquiridos com recursos obtidos por meio de convênios com a Empresa Fibria, Agências de fomento FAPES e CAPES. Destaque para: Peletizadora (ENG-MAQ Modelo 0200); Briquetadeira laboratorial (LIPPEL Modelo LB-32); Fornos tipo muflas; Calorímetro (Ika C-200); Balanças analíticas e balanças de precisão; Estufas verticais e de bancada com circulação de ar forçada; Instrumentos para pirólise (convencional e flash) e para teste de combustão; Área experimental com forno de alvenaria e fornalha para queima e qualificação dos gases, entre outros.

Última atualização: fev./2018.