Laboratório de Qualidade da Madeira

Coordenadora: Profa. Dra. Graziela Baptista Vidaurre

A instalação reúne um conjunto de equipamentos de análise de imagens empregados na avaliação, principalmente, da qualidade da madeira jovem de eucalipto e também nas madeiras de mogno africano e mogno brasileiro provenientes de plantios comerciais. É possível, ainda, a avaliação da cor da madeira bem como diversas propriedades e parâmetros empregados na avaliação da qualidade da madeira. A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, tais como:

Pesquisas:
1. Qualidade da madeira de árvores de eucalipto plantados no Brasil que cresceram sob diferentes condições climáticas e de produtividade.
2. Influência do espaçamento de plantio e idade de corte nas propriedades da madeira de eucalipto.
3. Produção e características do cerne e alburno na madeira de árvores de eucalipto sob diferentes condições de crescimento e sua relação com as variáveis dendrométricas.
4. Grã da madeira de eucalipto, mogno africano, mogno brasileiro e sua relação com propriedades físico-mecânicas e propagação de ondas acústicas.
5. Transição e propriedades dos lenhos juvenil e adulto de madeiras plantadas comercialmente e de madeiras nativas.
6. O uso do resistógrafo na avaliação da qualidade da madeira de eucalipto jovem.

Equipamentos: conta com diversos equipamentos adquiridos com recursos da FAPES e CAPES e mantidos com recursos, principalmente, da iniciativa privada, tais como: microscópio (Zeiss, AXio Scope.A1), com luz polarizada e luz de fluorescência, equipado com câmera (AxioCam MRc 5 Zeiss, 5 megapixel) e software de aquisição, processamento, análise e interpretação de imagens (AxioVision Rel. 4.8), utilizado na avaliação de vários parâmetros anatômicos da madeira, tais como morfologia das fibras, vasos e raios e o ângulo das microfilas; microscópio estereoscópio binocular (BEL modelo SZT) com câmera de vídeo de alta resolução (BEL, 10 MP); cabeçote de estéreo trilocular acoplado ao sistema de articulação (BEL, V8); scanner de alta resolução (EPSON, Perfection V750 Pro) utilizado em estudo dos anéis de crescimento, grã e superfície da madeira; iluminador de led (AZ); espectrofotômetro portátil (Konica Minolta, CM 2500 D) utilizado na determinação dos parâmetros colorimétricos da madeira tanto natural ou mesmo amostras que foram submetidas a algum tipo de  tratamento; perfurador de madeira (Stihl BT 45); balanças analítica e estufas (bancada e vertical) com circulação de ar forçada que permitem avaliação da densidade básica da madeira e da contração da madeira; avaliação da transição e das propriedades dos lenhos juvenil e adulto; ângulo da grã da madeira e produção e características da madeira de cerne e da madeira de alburno de eucalipto.

 

Última atualização: dez./2016.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000