Laboratório de Anatomia da Madeira

Coordenador: Prof. Dr. Jordão Cabral Moulin

A instalação reúne um conjunto de equipamentos visando a realização de pesquisas relacionadas à anatomia da madeira. Conduzindo pesquisas sobre a estrutura e aplicação dos diferentes elementos anatômicos que compõe a madeira. A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, tais como:

Pesquisas:

1. Relação da estrutura anatômica da madeira com as suas aplicações

2. Análises físico-químicas da microestrutura dos elementos anatômicos da madeira

3. Deformação da parede celular das fibras celulósicas

4. Estudo do ângulo microfibrilar por técnicas de difração de raio X e por microscopia de polarização

5. Modificação estrutural e química da fibra celulósica

6. Fração cristalina das fibras celulósicas, tamanho dos cristais e número de cadeias de celulose da parede celular das fibras

A estrutura física é destinada para realização de aulas práticas para os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, como também para o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, na linha de pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais. Também são desenvolvidas pesquisas de iniciação científica com alunos de graduação e ao nível de pós-graduação.

O laboratório conta com diversos equipamentos adquiridos com recursos da Universidade,  agências de fomento e da inciativa privada, como: Máquina Universal de Ensaios de marca EMIC Modelo DL10000, micrótomo de deslize de marca Leica, afiador de navalhas de micrótomo de marca Leica, trinta microscópios óptico para aulas práticas,  microscópio Axiostar Plus de marca Zeiss com câmera acoplada e sistemas de análise de imagem Image Pro-Plus e Axion Vision, Balança  de precisão, estufa de laboratório, câmara climática entre outros equipamentos utilizadas na realização de estudos anatômicas e físico-mecânicos da madeira.

Atividades complementares:

Parceria com a Universidade Federal de Lavras visando o desenvolvimento de projetos sobre a modificação química e estrutural de fibras celulósicas para produção de micro/nanofibrilas de celulose com menor gasto energético.

Última atualização: nov./2019.