Laboratório de Ciência da Madeira

Coordenador: Prof. Dr. José Tarcisio da Silva Oliveira

A instalação reúne um conjunto de equipamentos visando a realização de pesquisas relacionadas às propriedades físicas e mecânicas da madeira, anatomia da madeira e recentemente na área de ensaios não destrutivas da madeira. Apesar de realizar estudos em diferentes espécies lenhosas, o foco principal do laboratório está nas pesquisas com espécies de rápido crescimento, com destaque para madeiras provenientes dos diferentes materiais genéticos do gênero Eucalyptus. A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, tais como:

Pesquisas:

1. Avaliação da qualidade madeira de eucalipto que cresceu em ambientes contrastantes.
2. Uso do resistógrafo na avaliação da qualidade da madeira de árvores jovens de eucalipto para produção de celulose.
3. Uso de redes neurais na adequação da madeira de eucalipto para produção de celulose.
4. Avaliação de propriedades tecnológicas da madeira de eucalipto proveniente de diferentes materiais genéticos, visando a produção de celulose comercialmente e de madeiras nativas.
5. Avaliação não destrutiva da madeira de eucalipto para a produção de celulose.
Tal estrutura física é destinada a realização de aulas práticas para os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira e também para o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, na linha de pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais. Também são desenvolvidas pesquisas de iniciação científica com alunos de graduação e ao nível de pós-graduação.
Equipamentos: conta com diversos equipamentos adquiridos com recursos da Universidade e agências de fomento, e da inciativa privada tais como: Máquina Universal de Ensaios de marca EMIC Modelo DL10000, micrótomo de deslize de marca Leica, afiador de navalhas de micrótomo de marca Leica, trinta microscópios óptico para aulas práticas,  microscópio Axiostar Plus de marca Zeiss com câmera acoplada e sistemas de análise de imagem Image Pro-Plus e Axion Vision, Balança  de precisão, estufa de laboratório, câmara climática entre outros equipamentos utilizadas na realização de estudos anatômicas e físico-mecânicos da madeira.

Atividades complementares:

Atividades ligadas a organização e implementação de xilotecas acadêmica e cientifica no DCFM.
Viagem técnica exterior no período de 11 a 24/11/2016 para visita de duas universidade americanas visando entendimentos para possível realização de termos de cooperação técnico-científica. Trata-se de visita a Universidade da Flórida – Institute of Food and Agricultural Sciences, School of Forest Resources and Conservation e Universidade do Mississippi – Department of Sustainable Bioproducts.