Laboratório de Anatomia da Madeira

Coordenação: Prof. Dr. Jordão Cabral Moulin

A estrutura física é destinada para realização de aulas práticas para os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, como também para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Também são desenvolvidas pesquisas de iniciação científica com estudantes de graduação e pós-graduação.

Ambiente: 64,3 metros quadrados.

Área de atuação: pesquisas sobre a estrutura e aplicação dos diferentes elementos anatômicos que compõe a madeira. A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, que relacionam a estrutura anatômica da madeira com as suas aplicações: análises físico-químicas da microestrutura dos elementos anatômicos da madeira; deformação da parede celular das fibras celulósicas; estudo do ângulo microfibrilar por técnicas de difração de raio X e por microscopia de polarização; modificação estrutural e química da fibra celulósica; fração cristalina das fibras celulósicas, tamanho dos cristais e número de cadeias de celulose da parede celular das fibras.

Equipamentos: Máquina Universal de Ensaios (EMIC Modelo DL10000), micrótomo de deslize de (Leica), afiador de navalhas de micrótomo (Leica), trinta microscópios óptico para aulas práticas (Axiostar Plus) microscópio (Zeiss) com câmera acoplada e sistemas de análise de imagem Image Pro- Plus e Axion Vision, Balança de precisão e estufa de bancada.

Telefone: (28) 3558-2543

Última atualização: jul./2020.