Laboratório de Biodeterioração e Proteção da Madeira

Coordenação: Prof. Dr. Juarez Benigno Paes

Para suportar as pesquisas realizadas [Pós Graduação (Especialização; Mestrado; Doutorado; e Supervisão de Pós Doutorado); Graduação (Iniciação Científica; Trabalho de Conclusão de Curso; e Estágios); e outras (suporte a pesquisa realizadas por outras instituições; e treinamento de pessoal técnico - Bolsistas de Apoio Técnico)], consta na infraestrutura do LBPM vários equipamentos adquiridos entre 2011 e 2019, por meio do apoio de agências de fomento (CNPq e FAPES) e com recursos da própria UFES (verbas de emendas de parlamentares e outros).

Ambiente: composto por três unidades: Preparo de Amostras (30,0 m2); Ensaios Biológicos (28,0 m2); e Ensaios Biológicos: Fungos (13,0 m2).

Áreas de atuação: no LBPM são desenvolvidas pesquisas direcionadas à biodeterioração e proteção de produtos lignocelulósicos (madeira sólida in natura ou tratada, painéis reconstituídos e bambu). São também estudadas as potencialidades de produtos naturais (óleos, extratos de espécies florestais e nanopartículas)  e  de  tratamentos  térmicos  na  proteção  ao  ataque  de  fungos  e  insetos  xilófagos, modificação da cor e resistência ao envelhecimento acelerado. Com relação à madeira tratada quimicamente, são desenvolvidos estudos para a avaliação da qualidade do tratamento (absorção, distribuição, penetração e retenção de substâncias químicas na madeira), remediação (química e biológica) e lixiviação.
Assim, o LBPM se destaca em nível nacional por ser um dos poucos laboratórios a realizarem todos os ensaios com fungos xilófagos [(manchadores, emboloradores e apodrecedores (podridões branca; parda; mole; e seca)], de acordo com a American Society for Testing and Materials (ASTM) e American Wood Protection Association (AWPA), contando com 21 culturas puras de origens idôneas (Forintek Canada Corporation (Canadá) e, principalmente Forest Products Laboratory - Forest Service - USDA (Estados Unidos), ou devidamente identificada por DNA genômico (Macrogen, Coreia do Sul). Com destaque para os fungos mais utilizados [(Gloeophyllum trabeum; Neolentinus lepideus; Postia (= Rhodonia) placenta; Trametes versicolor; Coniophora puteana; e Phanerochaete chrysosporium)] e o causador de podridão seca (Serpula lacrymans).
São também realizadas no LBPM pesquisas com insetos xilófagos [coleópteros e térmitas (de solo e de madeira seca)]. Para os ensaios com térmitas de madeira seca são seguidas as metodologias do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e Maistrello (2018), https://doi.org/10.1007/978-3-319-68726-1_12. Para as térmitas de solo ou subterrâneas são realizados ensaios de Alimentação Forçada (no-choice fooding test), (ASTM e AWPA) e de Preferência Alimentar (choice fooding test). Este ensaio tem sido realizado com metodologia desenvolvida e aprimorada no LBPM e publicados artigos em periódicos nacionais e internacionais. Para coleópteros tem sido desenvolvido ensaios em laboratório e campo (ambiente coberto e não coberto), em que as amostras são dispostas ao ataque da fauna de coleópteros existente na região.
Além dos ensaios citados são desenvolvidas pesquisas em simuladores de campo (AWPA), conhecidos por soil bed test ou fungal cellar test, para simular em laboratório, o ataque da microflora (fúngica) naturalmente existente em solos de locais e usos diferentes (pastagens, agrícola e floresta) e, também em saio em campo de apodrecimento, conforme metodologia da IUFRO; Suggested standard method for field tests with wooden stakes (Becker, 1972). São também desenvolvidas pesquisas relacionadas a lixiviação de substâncias tóxicas para o solo, provenientes da madeira tratada com arseniato de cobre cromatado (CCA).

Equipamentos: Capela ou Bancada de Fluxo Laminar (horizontal e vertical), manipulação de meios de cultura, isolamento, repicagem e cultivo de fungos; Câmara de Envelhecimento Acelerado, envelhecimento da madeira (intemperismo por ultravioleta e ação de chuva e orvalho); Incubadora de Bancada com agitador rotativo, crescimento de fungos em meio líquido e preparo de soluções químicas; e Stress Wave Timer (Metriguard – 239 A), com assessórios para ensaios não destrutivos em vigas, pequenas amostras e painéis reconstituídos. Além de Refrigerador combinado (454 Litros), armazenamento de soluções e reagentes químicos, meios de cultura e fungos xilófagos; Capela de Exaustão e Bateria de Sebelin, manipulação de reagentes químicos, preparo de meios de cultura e extrações de componentes químicos da madeira in natura, tratada ou impregnada. Forno Mufla (digestão da madeira); Estufas de Secagem com circulação de ar; secagem de amostras de madeira e de extratos; Banho Ultratermostatizado; Evaporador Rotativo; Autoclaves Vertical (48 e 75 L); Destilador Vertical capacidade para 10 Litros/horas; Balanças [precisão (0,01 e 0,001 g) e analítica]; Unidade de Tratamento de Madeira de bancada (Ø = 19,5 cm x comprimento = 53,0 cm).

Última atualização: jul./2020.