Laboratório de Bio-Deterioração da Madeira

Responsável: Prof. Dr. Juarez Benigno Paes

Conta com estrutura física, equipamentos e coleção de fungos xilófagos (provenientes do Forest Products Laboratory - Madison e Forintek Canada Corporation - Ottawa) para atender aos cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Apoia a pesquisa de outras instituições de ensino e empresas do ramo de tratamento da madeira. Desenvolve pesquisas para avaliar a eficiência de produtos naturais contra organismos xilófagos (fungos, térmitas e coleópteros). Efeito do tratamento térmico na melhoria da durabilidade da madeira e bambu. Isolamento e identificação de fungos lignoceluliticos.

A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, tais como:

Pesquisas:

1. Seleção e ensaios com fungos com capacidade de deterioração de tocos de Eucalyptus sp  para destoca biológica.
2. Seleção e ensaios com fungos lignocelulíticos para biopolpação de madeira.
3. Avaliação da resistência natural da madeira e derivados.
4. Avaliação da qualidade e eficiência de tratamento preservativo da madeira.
5. Pesquisas com reciclagem e reutilização de madeira tratada com substâncias preservativas.
6. Desenvolvimento de produtos a base de substâncias naturais para a melhoria da cor e resistência biológica da madeira.
7. Pesquisas com bionanopartículas de sílica para o tratamento de madeira.
8. Pesquisas para uso industrial de espécies de bambu.

Equipamentos:

Dentre os principais equipamentos destacam-se: autoclave; câmara de fluxo laminar; e câmara climática; (adquiridos com recursos do Ministério do Meio Ambiente e da UFES - Programa de Expansão e Reestruturação das IFES - MEC); utilizados na esterilização de materiais, repicagem e isolamento de fungos xilófagos e manutenção de ensaios com organismos deterioradores de madeira; balanças de precisão e analítica; estufas com circulação de ar forçada; utilizados para avaliação de ensaios com organismos xilófagos e Stress Wave Timer (Metrigard Model 239 A) equipado com acessórios para ensaios não destrutivos em amostras de laboratório, painéis de madeira e em nível de campo. Equipamentos adquiridos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES. Autoclave de bancada para tratamento de madeira e ensaios de delaminação em juntas coladas.

 

Última atualização: dez./2016.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000