Laboratório de Recursos Hídricos e Solos

Coordenador: Prof. Dr. Sidney Sara Zanetti

Técnico: Alexandro José de Almeida

O objetivo do Laboratório de Recursos Hídricos e Solos (LABHIDROS) é atender à comunidade Universitária, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Estrutura:

O LABHIDROS possui uma área de aproximadamente 110 m2, contendo uma sala de recepção, uma sala para processamente e armazenamento de amostras, uma sala para armazenamento de produtos químicos (reagentes), uma sala para análises com fotômetro e espectrofotômento, e outra sala maior para demais tipos de análises, contendo equipamentos diversos.

O laboratório possui Certificado de Excelência do Programa de Analise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade/PAQLF da EMBRAPA Solos.

Equipamentos:

Dentre os principais equipamentos destacam-se: fotômetro de chama, fotocolorímetro, espectrofotômetro de absorção atômica, potenciômetro, ponte tituladora, pipetador, bloco digestor, chapa aquecedora, banho maria, destilador de água, destilador de nitrogênio, agitador magnético, mesa agitadora, agitador de tubo, mufla, estufa de secagem, freezer,  autoclave, balanças de precisão, trado para amostragem indeformada de solo (inóx), equipamento TDR 100 com multiplexador e 8 sondas, medidor portátil de oxigênio dissolvido, fotômetro multiparâmetros de bancada, turbidímetro portátil e reator térmico, etc. Tais equipamento foram adquiridos com recursos advindos da UFES, do Ministério do Meio Ambiente e de projetos de pesquisa. Serão adquiridos, ainda, por meio de recursos previstos no edital MCTI/FINEP/CT-INFRA - PROINFRA - 01/2011, um espectrômetro de emissão atômica por plasma e um conjunto completo de extratores de pressão de Richards.

Forma de funcionamento:

O LABHIDROS pode atendes a diversas atividades, mediante um agendamento com o professor responsável, ou com tércnico do laboratório, para a realização de: análises de qualidade da água e análises físicas do solo. Sobre qualidade da água, são realizadas análises de diversos parâmetros, como nitrogênio total, fósforo, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade elétrica, pH, temperatura, sólidos totais, coliformes fecais, etc. Sobre física do solo, são realizadas análises de macro e micro porosidade, densidade do solo, umidade e granulometria. São realizadas, também, análises químicas de solo e folha, contemplando macro e micronutrientes, e teor de matéria orgânica do solo.

Para a realização de análises, a solicitação deve ser realizada utilizando a ficha em anexo:

Ficha de solicitação de análises

Atenção: a solicitação deve ser feita por professor da UFES. A partir da solicitação, a coordenação do LabHidros analisará a possibilidade de atendimento, de acordo com a disponibilidade de mão-de-obra qualificada, equipamentos e materiais necessários, incluindo reagentes químicos. Caso a solicitação seja autorizada, o serviço será colocado na agenda de execução do laboratório. Os alunos/bolsistas interessados nas análises deverão participar na execução das mesmas, observando as normas de segurança do laboratório.

Última atualização: jul./2017.