Laboratório de Estruturas de Madeiras

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho

O Laboratório de Estruturas de Madeira (LEMAD) atende aos cursos de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal, e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais desde do início do funcionamento em 2010, atendendo as aulas práticas e pesquisas da graduação e pós- graduação. Contribui para o desenvolvimento de diversos segmentos relacionados à utilização dos recursos florestais, cujas pesquisas nessa linha estão voltadas para capacitação e formação de estudantes de graduação e pós-graduação.

Ambiente: 77,3 metros quadrados.

Áreas de atuação: Madeira Laminada Colada; Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira; Estruturas de Madeira; Projetos em Estruturas de Madeira e Construções de Madeira.

Equipamentos: A infraestrutura disponível permite o atendimento de aulas práticas de graduação e de pós-graduação e conta com diversos equipamentos para ensaios em produtos industrializados da madeira e estruturas de madeira: Sistema de aquisição de dados de 16 canais (HBM); Células de carga (HBM); Transdutores de deslocamento (HBM); Cilindro hidráulico (ENERPAC); Bombas hidráulicas manual e elétrica (ENERPAC); Aparelho para ensaios não destrutivos (ATCP); Estufa (ETHIK); Balanças (SARTORIUS e TOLEDO); Pórtico de ensaios com capacidade de 200 kN construído para ensaios de vigas de até 3 metros de vão.

Telefone: (28) 3558-2515

Última atualização: jul./2020.