Herbário VIES – Subcuradoria Alegre / Jerônimo Monteiro

Subcurador: Prof. Dr. Henrique Machado Dias

Técnico responsável: Eduardo Alves Araújo

 
O que são os Herbários

São coleções científicas de plantas desidratadas provenientes de diversas regiões geográficas. Além de servirem como registro permanente da biodiversidade, os herbários também funcionam como fontes básicas de informações para todo trabalho que envolva pesquisa em botânica e áreas afins.
São vistos como instrumento de educação científica, pois servem como uma biblioteca da biodiversidade vegetal no planeta, informando a sociedade o papel da flora e demais organismos associados a ela nos ecossistemas estudados.
A necessidade de criação de coleções científicas (herbário, xiloteca, palinoteca, carpoteca e laminoteca) estimula a conservação da biodiversidade aliada aos estudos de bens e serviços associados aos vegetais.
A manutenção de uma coleção também é importante para acompanhar a fenologia de cada espécie estudada (habitat, habito, floração, frutificação, distribuição geográfica, etc.), por vai subsidiar estudos de produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, manejo florestal, ecologia florestal, taxonomia, dendrologia, etc.
O crescente número de projetos de pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos do Campus de Alegre da UFES tem aumentado a demanda por coleta de material botânico e sua identificação taxonômica. Por isso, a inclusão desse material em um acervo mais amplo e melhor estruturado torna-se fundamental para as atividades acadêmicas no sul do Estado, onde não somente está inserido a UFES, mas também o IFES – campus Alegre e instituições privadas.
Como também uma coleção estruturada também é importante para dar suporte às disciplinas de Botânica lecionadas nos cursos de graduação em Biologia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Agronomia, bem como para o curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais e Produção Vegetal, e nas mais diferentes linhas de pesquisa da instituição.

Herbário Central VIES (Campus de Goiabeiras – Vitória – ES)

O Herbário VIES, um dos principais do Espírito Santo, apresenta um acervo de aproximadamente 40.000 espécimes de fanerógamas, algas, fungos, licófitas e monilófitas. Está localizado no campus central da UFES em vitória, no Departamento de Biologia. Foi criado em 1991 e tem boa parte das coletas na região central do Estado.

A subcuradoria de Alegre / Jerônimo Monteiro, no sul do Estado, foi criado em 2010, com a finalidade de ampliar os esforços para coletas de informações botânicas no sul do Estado, estando interligado digitalmente com o herbário central. Atualmente todas as plantas são registradas com numero tombo do herbário central, onde duplicatas são enviadas para ele, visando facilitar o acesso por outros pesquisadores, e o material principal depositado na subcuradoria do sul, com cerca de 6 mil excicatas.

Objetivos do Herbário VIES – subcuradoria Alegre / Jerônimo Monteiro:

Embasar estudos florísticos, fitossociológicos e Ecologia Florestal, desenvolvidos pela comunidade acadêmica da universidade (estudantes e pesquisadores) e colaboradores externos;
Documentar a biodiversidade vegetal do sul do estado subsidiando o Programa Flora do ES;
Ser Fiel depositário para coletores credenciados e colaboradores do herbário;
Atrair pesquisadores especialistas em famílias botânicas de diferentes regiões para identificação fidedigna do material vegetal depositado;
Subsidiar aulas práticas do Campus de Alegre da UFES e demais instituição externas, interessadas em utilizar para suas aulas práticas.

Linhas de pesquisa:

Florística, Fitossociologia, Dendrologia e Inventário Florestal. Além de subsidiar estudos em ecologia vegetal e biologia floral.

Serviços prestados:

Documentar e registrar a biodiversidade sul capixaba, subsidiando a Flora do Espírito Santo e Brasil.

 

Telefone: (28) 3558-2534

E-mail: herbario.cca [at] gmail.com
 

 

Última atualização: mar./2017.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000