UFES e Prefeitura renovam acordo de apoio ao município de Jerônimo Monteiro

Professores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, estiveram reunidos com o prefeito Sérgio Fonseca e com o Secretário Municipal de Educação, Vilmar Britto, para renovar os acordos e apoios de ambas as partes para o desenvolvimento econômico, educacional e social de Jerônimo Monteiro.

O Departamento, com sede em Jerônimo Monteiro, tem gerado movimentação econômica ao município devido o ingresso de mais de 300 estudantes na Universidade. Os alunos são provenientes de várias partes do Brasil. Há também alunos de outros países como Venezuela, Angola, Moçambique e Cuba que, atualmente, estão morando em Jerônimo Monteiro ingressados nos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, e nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Florestais.

Em reunião com o prefeito e o secretário estiveram o Chefe do Departamento, professor Nilton César Fiedler e o Subchefe, professor Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, conversando sobre as viabilidades de projetos, implantações e intervenções que beneficiem o município através desta parceria. Dentre as primeiras propostas está o projeto de transformar parte da Área Experimental do Departamento em um Parque Multiuso para fins de lazer, educação e pesquisa. Além desse projeto, o Departamento dará apoio e suporte técnico ao município no trabalho de recuperação e reflorestamento da área de nascentes em Cachoeirinha, comunidade do Panamá, em parceria com os produtores rurais.
“A Ufes, através do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, numa ação conjunta com a prefeitura, irá produzir as mudas de árvores e disponibilizará para o plantio na região de Cachoeirinha, com assistência técnica dos professores e alunos. Certamente ajudará a preservar as nascentes daquela região que é uma das fontes de água potável da cidade. Esse é o nosso passo inicial, entretanto, muitos outros projetos que beneficie o município serão realidade nos próximos anos”, informou o professor Nilton.
Em 2010 a prefeitura doou uma área de 5,5 hectares de terra para a universidade que plantou mais de 100 espécies de árvores e construiu uma Estação Experimental e um viveiro de produção de mudas nativas. Em contrapartida a universidade colabora com as ações do município permitindo a utilização dos espaços físicos, auditório e biblioteca. Uma obra valiosa para a universidade, e também para Jerônimo Monteiro, foi a construção do Museu de História Natural na sede do Departamento, que é fonte de pesquisa histórica e visitação.

Para ver a matéria publicada no site na prefeitura, clique aqui.