Representantes da Fibria visitam a UFES e reafirmam parcerias

A UFES recebeu, no dia 02/08/2016, a visita de representantes da Empresa Fibria Celulose S.A. O objetivo foi avaliar os resultados da parceria entre as duas instituições nas áreas acadêmicas e tecnológicas e propor novos contratos.

Durante a cerimônia, o reitor da UFES, Reinaldo Centoducatte, ressaltou a importância das parcerias, destacando a contribuição entre as instituições. “É de grande relevância as parcerias firmadas entre a UFES e a Fibria. Agradecemos a confiança depositada em novos profissionais e em nossa Universidade para desenvolver projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da nossa sociedade”, enfatizou.

O reitor também demostrou aos presentes o crescimento da Universidade nos últimos anos. Atualmente, a UFES possui 60 cursos de mestrado,12 de doutorado e 102 de graduação, com  aproximadamente 24 mil estudantes, sendo 18 mil na graduação presencial, 800 na graduação a distancia e 4.500 na pós-graduação.

Os professores Marina Arantes e Gilson da Silva, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), apresentaram também uma síntese dos resultados obtidos por meio do convênio entre Fibria e UFES.
Já o gerente de Manejo e Recursos Naturais da Fibria, Robert Sartório, falou sobre o aprendizado e as principais contribuições advindas do convênio de pesquisa entre as duas instituições.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, Neyval Costa Reis Junior, o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando de Lellis Bertolucci, e o diretor do CCAE, Dirceu Pratissoli, também reforçaram a importância e a continuidade das parcerias entre as duas instituições.

PARCERIA

Os convênios entre a UFES e a Fibria iniciaram em 2004. Até o momento, 21 subprojetos  já foram contemplados e 26 dissertações de mestrados foram elaboradas e defendidas com apoio da Fibria.

Durante esses 12 anos, a Fibria apoiou, por meio de concessão de bolsas de pesquisa, 59 estudantes de pós-graduação em Ciências Florestais da UFES, contabilizando um investimento de R$ 669 mil. Em projetos de pesquisa o valor investido foi de R$ 824 mil.

Mais informações sobre a renovação da parceria: veja a matéria publicada na página da Fibria.

Na foto, Dirceu Pratissoli, diretor do CCAE; Neyval Costa Reis Junior, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES; Reinaldo Centoducatte, reitor da UFES; Fernando de Lellis Bertolucci, diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria; e Robert Sartório, gerente de Manejo e Recursos Naturais da Fibria.

Texto e foto: Jorge Medina