Comunidade universitária comemora 10 anos do curso de Engenharia Madeireira

Palestras, homenagens e o descerramento de uma placa comemorativa marcaram a celebração dos 10 anos do curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFES nesta sexta-feira, 19/08/2016.

A solenidade foi realizada no auditório da unidade de Jerônimo Monteiro do campus de Alegre, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; e do prefeito de Jerônimo Monteiro Sebastião Fosse.

Em seu discurso, o reitor relembrou os fatores que levaram à abertura do curso no sul do Estado. Ele afirmou que a ideia de desenvolver a área de ciências agrárias na Universidade ganhou força na década de 1990.

“As condições ambientais favoráveis da região, a importância da atividade agroflorestal para o desenvolvimento econômico e social, bem como a infraestrutura acadêmica instalada, permitiu que pudéssemos avançar nesse novo arranjo institucional. Assim, no âmbito dos programas de expansão e interiorização das universidades federais implantados pelo governo federal, conseguimos aprovar a criação de novos cursos, incluindo o curso de Engenharia Industrial Madeireira. Os 10 anos do curso simbolizam todo esse vitorioso processo de construção e consolidação da área de Ciências Florestais na Ufes e no nosso Estado”, destacou.

Também participaram da cerimônia a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo; a diretora do CCENS, Neusa Costa; o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Dirceu Pratissoli; o coordenador do curso de Engenharia Industrial Madeireira, Djeilson Batista; a sub-chefe do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Graziela Vidaurre; e o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Industrial Madeireira, Alaor Coelho Silva.

Homenagem

Na Ufes, a primeira turma ingressou no segundo semestre de 2006 e concluiu sua formação no primeiro semestre de 2011. Nestes 10 anos de existência, o curso de Engenharia Industrial Madeireira da Ufes formou 45 engenheiros industriais madeireiros.

Durante a comemoração foram entregues homenagens a professores, servidores técnico-administrativos e servidores terceirizados que se destacaram na história do curso.

Texto: Thereza Marinho